top of page
O Curso

O CURSO

A Engenharia de Produção, como especialidade de engenharia, tem o objetivo de dedicar-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informação, equipamentos e energia, utilizando-se do conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, para especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.

Conceito 5 no Enade

Duração: 5 anos

Carga horária total do curso: 3.690 horas <1080 horas de disciplinas de formação geral; 1560 horas de disciplinas de formação profissional e 930 horas de disciplinas eletivas complementares>

 

O aluno deve cumprir uma carga horária mínima de 240h em uma das três seguintes grandes áreas da engenharia de produção: Qualidade, Pesquisa Operacional, ou Gestão da Produção. O restante da sua formação profissional pode ser dividido entre as demais áreas do curso: Qualidade, Pesquisa Operacional, Gestão da Produção, Gestão Econômica e Financeira, Sistemas de Informação, Riscos Tecnológicos, Gestão Ambiental, Projeto do Produto e Processos, Gestão de Projetos ou Avanços em Engenharia de Produção.

 

Nos últimos semestres do curso, deve ser desenvolvido o estágio curricular que objetiva proporcionar uma oportunidade para que os estudantes complementem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso por meio da prática profissional em sua área de conhecimento.

O curso de Engenharia de Produção do Campus Recife passou a ofertar 40 vagas por ano no primeiro semestre (1ª Entrada) diretamente pelo Sistema de Seleção Unificada - SiSU do Ministério da Educação (MEC) a partir de 2016, não mais vinculado ao processo seletivo unificado Engenharias CTG.

OPORTUNIDADES NO CURSO

Oportunidades

Para se formar em Engenharia de Produção na UFPE, o aluno deve cumprir 120 horas, sob a forma de atividades complementares, durante seu período de vínculo ao curso. Tutoria, Iniciação Científica, Participação em eventos acadêmicos, Monitoria, Empreendedorismo e Intercambio são exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas durante a graduação.

A iniciação científica tem como objetivo despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação. Cerca de 150 alunos do curso já participaram de programas de iniciação cientifica nos grupos de pesquisa do departamento de Engenharia de Produção.

 

O empreendedorismo tem por objetivo incentivar a formação de novos empresários com capacidade de pensar e agir por conta própria utilizando a criatividade, habilidade pessoal, liderança e visão de futuro para inovar e criar condições para ocupar o seu próprio espaço no mercado com capacidade de gerar empregos, tecnologia e ganhos de produtividade.

 

O Intercâmbio acadêmico tem proporcionado aos alunos experiências internacionais em universidades de países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Alemanha, Canadá, Espanha, Itália, Holanda, Coréia do Sul, Irlanda, Austrália, Escócia, Hungria entre outros. Em torno de 50% dos alunos do curso tem participado de missões de Intercâmbio no exterior.

CORPO DISCENTE

Corpo discente

Este conteúdo estará disponível em breve.

CORPO DOCENTE

Corpo Docente

Clique aqui para acessar a lista de docentes do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE.

© 2016 por DIRETÓRIO ACADÊMICO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UFPE

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page